O cenário atual do Mercado Editorial

Desde a última grande crise no mercado editorial envolvendo, inclusive, duas das maiores redes de livrarias do país entrando em colapso, o cenário vem mudando e se adaptando. O ano de 2019 trouxe uma leve recuperação para o mercado editorial brasileiro, no entanto, está longe da recuperação total e essas mudanças vêm interligadas às novas tendências do mercado e às exigências do público leitor. 

Photo by Bank Phrom on Unsplash

Editoras e livrarias

As livrarias físicas vêm perdendo cada vez mais seu espaço, ao passo que os e-commerces se tornam o principal ponto de venda de livros, especialmente durante a pandemia. A crise das livrarias afeta diretamente as editoras, cujos pagamentos ficam suspensos. Isso, por sua vez, impacta o trabalho dos escritores e demais profissionais freelancers do livro, além da questão da pandemia novamente que causou o cancelamento dos eventos literários e adiou muitos lançamentos.

No último ano as editoras foram cautelosas quanto a novas publicações, diminuindo o número de primeiras edições, ao passo que reedições ganharam força. Também ocorreu a diminuição de traduções, enquanto livros nacionais tiveram um aumento significativo.  

Photo by James Tarbotton on Unsplash

O livro digital

Todo esse cenário reforça a verdade indiscutível das vantagens do livro digital. Já não há mais espaço para discussão sobre o melhor formato de consumo do livro. Os e-books vieram para ficar e mostram que, com essa tendência, quem tem mais a ganhar são os escritores autopublicados, além dos leitores, pois nunca na história da leitura foi tão fácil ter acesso a palavra escrita.

A facilidade da autopublicação e da distribuição do livro digital já foram mencionadas no Síntese Nerd anteriormente aqui, e as últimas pesquisas apontam exatamente isso. Entretanto, essa facilidade nem sempre é benéfica. Alguns títulos chegam aos canais de distribuição sem o devido preparo – veja nosso post anterior para conhecer as etapas de publicação do livro. Nos próximos posts vamos passar algumas dicas para que escritores autopublicados, e demais profissionais freelancers do livro, ganhem cada vez mais espaço no mercado editorial.

Assine nossa newsletter e não perca o conteúdo exclusivo que está sendo preparado para profissionais do livro.

Até a próxima. 

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s