Principais plataformas de autopublicação

Depois de meses, talvez anos, debruçado sobre a escrivaninha, digitando e apagando parágrafos e mais parágrafos, revisando, relendo e revisitando sua obra, finalmente o escritor conclui o livro. Resolve então enviar seu original para algumas editoras e espera pacientemente – ou nem tanto – pela resposta para que sua criação seja publicada. E novamente passam-se meses, talvez anos, e essa resposta nunca chega ou, quando chega, é uma negativa.

Há algum tempo que essa tortura não é a única maneira de um autor ter seu livro distribuído. Já falamos sobre a autopublicação aqui e um pouco aqui, mas como isso realmente funciona?

Temos dois tipos de caminho a seguir, basicamente. Um em que o autor encontra uma editora independente ou uma gráfica em que todo o processo de impressão e distribuição do livro é custeado por ele. Algumas com opções de pacotes de serviços incluindo revisão e preparação do livro, diagramação, capa, etc. E outras, como é o caso das gráficas, em que o autor envia o livro pronto para impressão. Se o objetivo é ter um livro físico, e o autor pode pagar os custos, é uma aposta válida.

Ainda, existem plataformas de publicação por demanda, como é o caso da Livrorama , em que você pode publicar o seu livro e também disponibilizá-lo no modelo de capa comum por meio da impressão por demanda. Nesse sistema, o autor não tem gastos de início. 

E por último existem as plataformas de autopublicação de livros digitais, e citarei três exemplos a seguir:

Foto por freestocks.org em Pexels.com

Plataformas de autopublicação:

As plataformas de autopublicação já levaram diversos escritores ao sucesso. Alguns chegam a faturar milhares de reais mensalmente. Claro que isso depende da qualidade da obra e divulgação por parte do autor, mas torna ainda mais interessante essa alternativa de publicação independente.

Quando falamos de autopublicação, a KDP é a primeira plataforma que vem à mente. Assim como as demais plataformas que falarei a seguir, o processo de publicação pela plataforma da Amazon é gratuita. O autor pode receber até 70% do valor por livro vendido e também por página lida, caso se enquadre nos requisitos do Kindle Unlimited. Diversos nomes já se destacaram por esse meio e muitos autores já conhecidos recorrem a KDP para publicação de seus exemplares. Também é possível vender seu livro no modelo de capa comum, mas a comercialização de livros impressos pela Amazon ainda não está disponível no Brasil.

O Wattpad é uma plataforma que conecta escritores a leitores. Nele você publica sua obra e disponibiliza para leitura, o que também pode ser feito por capítulos. Você pode participar de concursos de escrita e, dependendo da popularidade do seu livro, pode ver sua história sendo publicada ou transformada em uma série ou filme por meio dos parceiros do Wattpad, como foi o caso de Anna Todd, autora da trilogia “After”.

O Kobo Writing Life é bem parecido com o KDP da Amazon. É uma plataforma do leitor digital da Kobo, em que você publica sua história seguindo os passos de publicação, precifica, coloca à venda e acompanha a distribuição da sua obra.

Alternativas não faltam para desengavetar aquele velho manuscrito, ou melhor, tirar da pasta de documentos do computador. Basta escolher a plataforma que mais se encaixa nas suas necessidades e mãos à obra.

No entanto, se você ainda está preso na etapa anterior, a da escrita, fique ligado que em breve falaremos sobre algo que pode te ajudar. Para não perder esse tipo de conteúdo, inscreva-se na nossa lista de e-mails. 

Até a próxima!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s