Entrevista com o escritor Alvaro Monteiro

Começaremos aqui uma série de entrevistas com autores nacionais independentes que gentilmente concordaram em ceder um pouco do seu tempo para que possamos conhecer suas trajetórias e os desafios que enfrentam como escritores independentes.

O convidado de hoje é o escritor Alvaro Monteiro. Alvaro tem 31 anos, é advogado graduado na Universidade Estácio de Sá e pós graduado em Processo Civil pela Universidade Candido Mendes, sempre gostou muito de escrever, porém se tornou um escritor de fato em 2020 com a publicação de seu primeiro livro: “Tristan Avallon e o Mistério do Labirinto”, um livro de fantasia, aventura e romance.

S.N.: Possui algum método de escrita, como organiza as ideias e quanto tempo dedica à escrita?

A.M.: Pode parecer engraçado, porém as idéias vêm a qualquer hora, as vezes estou na rua caminhando vem algo em minha cabeça, por outras vezes estou jantando e aparece alguma ideia, pra não esquece-las eu geralmente envio uma mensagem de texto pra mim mesmo pelo celular com as ideias e assim que posso reescrevo tudo que pensei em um arquivo de word que tenho salvo no laptop. Eu costumo escrever todos os dias na parte da noite antes de dormir, acho que é mais relaxante após um dia de trabalho! Com o meu primeiro livro publicado passei a me dedicar a continuação da história e já finalizei a produção do segundo livro: “Tristan Avallon e a Montanha Sangrenta” e atualmente escrevo o terceiro livro “Tristan Avallon e o Inferno Escaldante”, como existem duas histórias concomitantes nos livros e alguns mistérios dos quais tenho que ter cuidado para não revelar antes da hora tenho que ter bastante cautela e retornar algumas vezes no primeiro e segundo livro para que a trama fique bem concisa e eu consiga organizar minhas ideias da melhor maneira possível.

S.N.: Possui livros físicos ou apenas digitais? Sente que ainda há um certo preconceito por parte dos leitores com os e-books? E com a literatura nacional?

A.M.: Possuo livros físicos também, a venda nas Lojas Americanas, Amazon, Submarino, o e-book apenas na Amazon. Não diria preconceito, mas as pessoas que tem mais de 25 anos sentem falta de sentir aquele cheiro de livro novo, sentir as paginas do livro em suas mãos. Eu pelo menos sinto isso! Agora os mais jovens já estão acostumados com o e-book e a tendencia é que eles tomem conta mesmo do mercado. A literatura nacional é ótima porém a falta de alguns gêneros literários hoje em dia acaba por afastar principalmente os jovens. Muita gente procura um Stephen King brasileiro, procuram uma Rowling ou um Tolkien, porém é difícil de achar, a literatura no Brasil é muito estigmatizada, a maior parte é voltada pra outros gêneros, sem desmerecer é claro, mas no nosso país preferem retratações históricas, bairrismo dentre outras. A literatura é uma arte com as palavras, e hoje em dia é difícil ver algum livro nacional abordar sobre fantasia ou aventura, os que tentam não recebem a credibilidade ou confiabilidade que possa impulsioná-los a escrever mais.

S.N.: No seu processo de publicação independente, quais etapas costuma seguir, faz revisão, diagramação e capa por conta própria, ou prefere contratar freelancers?

A.M.: No meu caso eu escrevi e fiz uma revisão do livro, porém recebi apoio da Editora Lux nas etapas de diagramação e de nova revisão. Essa etapa é muito delicada porque apesar de todo esforço sempre passa algum detalhe, você pode pegar obras famosas que pelo menos em uma pagina você irá encontrar algum erro, um livro de 300 folhas como o meu, tentei efetuar a revisão prévia, porém o ideal é que tenha pelo menos mais uma pessoa para te auxiliar no processo. Como eu ouvi uma vez, se você ler o seu livro 10 vezes, nas 10 você realizará alterações. Na questão da capa, solicitei a um amigo meu Felippe Bernardo, que é ilustrador, pra que fizesse o desenho e posteriormente enviasse a editora, tenho recebido diversos elogios sobre a capa, as pessoas tem gostado bastante!

S.N.: Quando do seu tempo é investido na divulgação do seu livro, e quais costumam ser os meios de divulgação? Acredita que as redes sociais, blogueiros/booktubers, ajudam a dar maior visibilidade às obras?

A.M.: O meu e-book foi lançado no dia 20.08.2020, desde lá faço divulgações pelo Facebook diariamente, criei o meu site, respondo comentários de pessoas que buscam livros do gênero do meu e criei também uma pagina no Facebook. Essa é minha primeira entrevista! Espero estar indo bem. Acredito sim, acho que hoje em dia a internet ajuda bastante nesse processo, os blogs, Facebook, twitter, dentre outras redes sociais.

S.N.: O que acredita ser a maior dificuldade de um autor independente?

A.M.: Bom, a maior dificuldade com certeza é acreditar na sua capacidade de escrever uma boa obra mesmo que não seja monitorada por alguém, devemos entender que as vezes quando começamos a escrever e bate aquele desanimo: “Será que vão gostar do meu livro?”, ” Acho que não vão gostar disso”, o importante é não desistir e ter o tema do seu livro bem claro na sua cabeça, deve-se observar que o publico para o qual você escreverá só será impactado com muita dedicação e esforço, basicamente você é o seu guia, não tem ninguém dizendo como será feito o seu livro ou a forma da sua escrita, então você tem que ter em mente a responsabilidade que terá ao escrevê-lo.

S.N.: Quais as suas inspirações (livros, autores)?

A.M.: Com certeza, Senhor dos Anéis e O Hobbit (Tolkien), Harry Potter (J. K. Rowling), Percy Jackson (Rick Riordan), em todos esses livros de fantasia podemos verificar que tratam-se de aventuras magnificas, épicas e envoltas de uma historia surpreendente! Tentei escrever o meu livro desta forma também algo épico com uma historia bem entrelaçada desafiadora e envolvente.

Para quem ficou curioso sobre o livro de Alvaro, confira a sinopse:

As noites eram quietas e entediantes em uma pequena casa em Bravesville, na Inglaterra, onde morava Tristan Avallon, um homem solitário que vivia a sua vida de uma forma displicente e despreocupada, seus dias eram melancólicos e tristes, apenas na companhia de sua adorável cadela Luli, porém, não sabia que sua vida estava prestes a tomar um novo e inimaginável rumo!Ao encontrar um misterioso anel esverdeado, ele passou a viver uma incrível aventura, a acreditar em um amor impossível e em amizades das quais jamais sonhava em desfrutar em sua vida.Enquanto Tristan corria atras de seus sonhos, uma outra historia se desenrolava concomitantemente, quatro misteriosas criaturas portavam uma minuscula ampulheta. O que irá ocorrer quando a areia atingir completamente o outro lado? Tristan Avallon e O Mistério do Labirinto é um livro cheio de mistérios, uma história com reviravoltas impressionantes e um romance impossível. É uma obra que reúne fantasia e suspense em um universo original criado pelo Autor.

Confira também o site da obra em: https://www.tristanavallon.com.br/ e curta a página no Facebook!

Na próxima semana teremos outro autor convidado. Para não perder este e outros conteúdos, increva-se na nossa lista.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s