Os Profissionais do Livro: O Escritor

Ainda hoje há quem imagine o escritor como sendo aquele ser recluso, que escreve (em papel!) e magicamente publica best-sellers por grandes editoras. Ou aquele que envia dezenas de manuscritos esperando sua obra ser selecionada para publicação. Você até pode optar por estes métodos um tanto quanto ultrapassados, no entanto, o escritor que quer aparecer deve dar as caras. Simples assim! Mas não tão simples (ha!). 

Cada escritor possui seu próprio método de escrita. Uns escrevem todo o roteiro antes, outros vão escrevendo conforme a inspiração chega. Uns escrevem um livro por vez, outros intercalam duas, três histórias ao mesmo tempo. Alguns seguem a risca métodos de criação de histórias, jornada do herói, etc. Outros, reinventam e misturam tudo. Cada um encontra sua voz de alguma maneira e o importante é procurar a sua própria, o seu jeito de escrever. Indicamos nesse post aqui alguns livros que podem ajudar.

Parte da escrita feita, o livro vai para a publicação (para conferir as etapas da publicação, veja esse post e esse aqui para autopublicação), e pronto, é isso, você é um escritor de sucesso, certo? Errado. Parte da vida de um escritor, sendo autopublicado ou não, é de divulgação. Ele precisa estar em contato com seu público, convidar para lerem seu livro, responder leitores, divulgar eventos, participar de entrevistas. Precisa vender sua obra. Claro que ser publicado por uma grande editora impulsiona a carreira com a divulgação, mas o trabalho do escritor vai além disso. 

Foto por fauxels em Pexels.com

Poucos escritores no Brasil vivem exclusivamente de sua escrita. A maioria dá aulas, palestras, oficinas, cursos, possui outros trabalhos e vai à eventos. Divulgam diariamente nas redes sociais, fazem vídeos, se divulgam, divulgam e divulgam. A disciplina é essencial para alcançar seus objetivos na carreira literária tanto na parte de escrita, quanto no marketing do seu livro. 

“Sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.” — Augusto Cury

Para conhecer melhor a rotina e os desafios do escritores autopublicados criamos uma série de entrevistas com autores nacionais independentes, confira a primeira entrevista:

Entrevista com o escritor Alvaro Monteiro

A vida de escritor pode não ser tão fácil quanto se imagina, mas se é o que realmente faz seu coração bater mais forte, vale a pena. Viver fazendo algo que se ama é incrível, não é mesmo? E é por isso que o Síntese Nerd existe, para mostrar o caminho, incentivar a escrita e a valorização do livro. Mostrar as etapas da publicação, os profissionais por trás do livro e fazer as melhores indicações aos nossos leitores.

Fique ligado que na próxima semana falaremos sobre os revisores.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s