
Poucas pessoas sabem o que realmente faz um editor de livros. Alguns carregam a imagem negativa de uma pessoa que apenas sentencia livros à morrerem aprisionados dentro de gavetas, enquanto prioriza uma seleta e restrita lista de autores. Mas aí mora um grande erro, pois esse profissional é de extrema importância para todos aqueles envolvidos com livros, sejam eles escritores, leitores e demais profissionais que compõem a cadeia de produção de obras literárias.
O que faz o editor:
O editor de livros é o profissional responsável por acompanhar toda a trajetória do livro desde o escritor até o leitor. É ele que seleciona a obra que será publicada, direciona aos profissionais responsáveis por cada etapa – Conheça as etapas de publicação aqui – e acompanha cada fase até sua aprovação final.
Ele faz também alterações iniciais na obra em conjunto com o autor de maneira que a leitura fique mais fluida, sem erros de estruturação, ou outras questões que possam comprometer a qualidade do livro. O editor faz todas as melhorias necessárias para que o texto escrito pelo autor chegue aos leitores em sua melhor forma, mas sem perder as características essenciais da escrita original.

Como se tornar um editor:
Normalmente não é exigida nenhuma formação específica para se tornar editor de livros. Nesses casos, a experiência possui um peso maior do que a formação acadêmica, mas existem cursos que estão mais relacionados à esta carreira e possibilitam uma especialização posterior, tais como, letras, jornalismo, publicidade e afins.
Algumas universidades oferecem o curso de Editoração, assim como a USP, e também existem cursos livres na área. Um que fiz que recomendo é o de Produção Editorial, da Universidade do Livro da Editora UNESP. Este último é um curso básico que passa uma ótima noção sobre todas as atividades envolvidas na produção editorial e destaca a função do editor de livros.
E você, já sabia o que faz um Editor de Livros? Pretende trabalhar na área?
Confira o Instagram do Síntese Nerd para mais dicas sobre livros, escrita e publicação.
Um comentário em “Os profissionais do livro: O Editor”