Os profissionais do livro: O Editor

Poucas pessoas sabem o que realmente faz um editor de livros. Alguns carregam a imagem negativa de uma pessoa que apenas sentencia livros à morrerem aprisionados dentro de gavetas, enquanto prioriza uma seleta e restrita lista de autores. Mas aí mora um grande erro, pois esse profissional é de extrema importância para todos aqueles envolvidos com livros, sejam eles escritores, leitores e demais profissionais que compõem a cadeia de produção de obras literárias.

O que faz o editor:

O editor de livros é o profissional responsável por acompanhar toda a trajetória do livro desde o escritor até o leitor. É ele que seleciona a obra que será publicada, direciona aos profissionais responsáveis por cada etapa – Conheça as etapas de publicação aqui – e acompanha cada fase até sua aprovação final.

Ele faz também alterações iniciais na obra em conjunto com o autor de maneira que a leitura fique mais fluida, sem erros de estruturação, ou outras questões que possam comprometer a qualidade do livro. O editor faz todas as melhorias necessárias para que o texto escrito pelo autor chegue aos leitores em sua melhor forma, mas sem perder as características essenciais da escrita original.

Foto por Vlada Karpovich em Pexels.com

Como se tornar um editor:

Normalmente não é exigida nenhuma formação específica para se tornar editor de livros. Nesses casos, a experiência possui um peso maior do que a formação acadêmica, mas existem cursos que estão mais relacionados à esta carreira e possibilitam uma especialização posterior, tais como, letras, jornalismo, publicidade e afins.

Algumas universidades oferecem o curso de Editoração, assim como a USP, e também existem cursos livres na área. Um que fiz que recomendo é o de Produção Editorial, da Universidade do Livro da Editora UNESP. Este último é um curso básico que passa uma ótima noção sobre todas as atividades envolvidas na produção editorial e destaca a função do editor de livros.

E você, já sabia o que faz um Editor de Livros? Pretende trabalhar na área?

Confira o Instagram do Síntese Nerd para mais dicas sobre livros, escrita e publicação.

Um comentário em “Os profissionais do livro: O Editor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s