Desmistificando a Escrita Criativa

Bem, se você trabalha com textos já deve ter se deparado algumas vezes com algum anúncio de livro ou curso de Escrita Criativa, pelo menos para mim essas coisas vivem aparecendo. Algumas pessoas “vendem” a Escrita Criativa como se fosse algo inalcançável, que meros mortais não seriam capazes de dominar. Mas você sabe o que é escrita criativa?

A Escrita Técnica:

Antes de falar sobre a Escrita Criativa, vamos esclarecer o outro tipo de escrita: a técnica. A escrita técnica segue uma estrutura linear pré-estabelecida. Não há inovações, nem surpresas, nem – posso ser repetitiva? – criatividade.

A escrita técnica é feita para informar. Ou você lê um manual por pura diversão? Chega em casa, pega o guia do convênio médico e fica maravilhado com o modo que a palavra otorrinolaringologista foi aplicada naquele contexto? Espero realmente que sua resposta seja não. Já no caso da Escrita Criativa, ah, meu amigo, é ela que nos faz atravessar a madrugada com a cara enfiada num livro (supondo que você não tenha nenhuma prova de alguma matéria importante para o dia seguinte, porque aí seria a escrita técnica mesmo).

A Escrita Criativa:

Imagine um papel em branco e todas as cores de lápis de cor à sua disposição. Você não desenha bem? Certo, vamos imaginar que você desenhe perfeitamente. À sua frente estão todas as possibilidades. Você pode desenhar uma paisagem, um animal, uma pessoa, algo completamente abstrato, ou um universo em que as nuvens são de algodão doce e unicórnios saltam entre arco-íris. Exagerei na fofura? Desculpe, tenho lido muito livro infantil. Mas você entendeu a ideia. A Escrita Criativa é isso, usar a criatividade para descrever aquilo que está na sua mente, seja algo real ou fictício.

A Escrita Criativa não tem padrão, nem estrutura, ela é um elfo livre que pode fazer o que bem entender. As possibilidades são infinitas, mas… é preciso um pouco de prática.

Desenvolvendo a Escrita Criativa:

Toda habilidade requer prática. Toda habilidade requer prática. Toda habilidade requer prática. A não ser que você tenha nascido com um dom sobrenatural, você precisa praticar a habilidade que quer dominar, e, mesmo depois que achar que domina perfeitamente essa habilidade, continue praticando. Recentemente descobri que andar de bicicleta pode ser esquecido, sim. Não me julgue.

Existem diversos cursos de Escrita Criativa disponíveis, mais inúmeros livros, guias e manuais de escrita criativa (Manual de Escrita Criativa parece meio paradoxal, não?) e são muito úteis. Estudar é sempre uma ótima maneira de adquirir ou aprimorar uma habilidade, mas praticar é primordial.

Dicas para praticar a escrita criativa:

  • Leia! É sério, ler melhora significativamente a criatividade.
  • Defina o objetivo do texto. A escrita criativa pode não ter estrutura, mas é bom saber o que você quer passar com o seu texto.
  • Anote as ideias. Todas elas. Não arrisque esquecer alguma coisa importante porque achou que não era importante antes.
  • Escreva mesmo sem inspiração. Não espere ter aquele estalo de madrugada que o faz correr até o bloco de papel mais próximo para despejar todas as ideias que apareceram durante um sonho.
  • Escreva diariamente. Estabeleça uma rotina. Rotinas são nossas amigas e evitam a procrastinação.

Quer mais dicas sobre escrita? Siga o Síntese Nerd no Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s