Os Profissionais do Livro: O Revisor

Continuando nossa conversa sobre os profissionais do livro, vamos falar hoje daquele que poucos dão valor, mas sua ausência é facilmente notada: O Revisor de Textos.

O que faz um Revisor de Textos?

O revisor, embora não se limite a isso, é conhecido como o profissional que faz a correção gramatical do texto para livros, revistas, matérias, e qualquer outro tipo de publicação. No entanto, é preciso mais do que apenas saber apontar erros nos textos para ser um bom revisor, na maioria das vezes é necessário ter muita criatividade para substituir uma parte do escrito.

É um profissional bastante valorizado no mercado editorial tradicional, mas pouco procurado na publicação independente. O que certamente é um erro, pois seja qual for o seu meio de publicação, a qualidade do texto é imprescindível.

Qual é a sua impressão ao pegar um texto com erros, ou com trechos pouco trabalhados? Eu tenho a impressão de desleixo, e, não raro, interrompo a leitura. Quando um escrito apresenta falhas recorrentes, perde sua credibilidade. Veja, não estou dizendo que um errinho ou outro é algo imperdoável, mas me refiro a qualidade do texto como um todo. Pressupõe-se que um escritor tenha total domínio da palavra escrita, mas também que dê valor suficiente ao seu trabalho para submetê-lo às demais etapas para que possa ser publicado.

Como ser um Revisor de Textos:

Se tem como objetivo se tornar um revisor de textos deve gostar, antes de mais nada, de ler. Ter uma verdadeira paixão pela palavra escrita é algo de suma importância ao profissional revisor. Cursos relacionados à produção escrita com grande estudo acerca da gramática do idioma ajudam muito a quem quer seguir esta carreira, mas não são exigidos.

Existem alguns cursos livres na Universidade do Livro da Editora UNESP voltados à esta profissão com conteúdos excelentes! Lá tem cursos de gramática para revisores, preparação e revisão de textos, produção editorial. Já fiz alguns destes cursos e sempre recomendo, embora não sejam tão aprofundados quanto uma graduação, possuem muitas informações interessantes.

Praticar é sempre importante. Para adquirir experiência pode revisar trabalhos de colegas, alguns trabalhos em sites de freelancers, ou atuar como voluntário em algum projeto. Mantenha sempre um portfólio atualizado e continue oferecendo seus trabalhos até chegar na posição que deseja.

Livros sobre Revisão:

Você também pode gostar de:

Os Profissionais do Livro: O Escritor

Os responsáveis por criar universos inteiros e por encher nossos dias com a magia das palavras.

Conheça a profissão

Os profissionais do livro: O Editor

Conheça os detalhes dessa profissão tão importante na produção editorial e confira nossas dicas de cursos.

Confira aqui.

A produção do livro

O livro, antes de chegar às nossas mãos com esse cheiro maravilhoso, passa por uma série de etapas que transformam o texto em um produto vendável. 

Conheça essas etapas.

Um comentário em “Os Profissionais do Livro: O Revisor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s