Criando personagens cativantes

A criação de personagens é um dos fatores mais importantes durante a escrita de um livro. O leitor precisa se identificar de alguma forma com aqueles personagens, para isso eles precisam ser críveis, mesmo se tratando de literatura fantástica, o leitor precisa sentir que aqueles personagens existem.

Ficha de personagens:

Eu particularmente gosto de usar a técnica de ficha de personagens, onde descrevo todas as suas características, biografia, personalidade, papel na história, enfim, tudo o que for relevante para aquela escrita.

Você pode fazer como se estivesse entrevistando seu personagem. O que você perguntaria para uma pessoa entrevistada para saber cada detalhe importante de sua vida?

Descrevendo personagens:

Ao descrever um personagem, pense no leitor como alguém prestes a conhecer uma pessoa. Qual seria a característica mais marcante desse personagem que se destacasse logo de cara a ponto de você descrevê-lo de determinada maneira e não de outra? Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Se passar uma impressão errada, seu personagem pode ser mal interpretado.

Evite também concentrar-se logo de cara nas características físicas do personagens todas de uma vez. É uma maneira cansativa e superficial de descrever, e fica um pouco artificial quando se lê.

Crie personagens complexos:

Personagens devem se assemelhar a pessoas reais, e pessoas reais não são formadas por apenas defeitos ou qualidades. Pessoas tem opiniões, desejos, erram, acertam, tem sentimentos. Sem as falhas não seria possível trabalhar o desenvolvimento do personagem, sem as qualidades, os leitores simpatizariam pouco com ele, sem os sentimentos, não haveria a identificação dos leitores com aquele personagem.

Você pode começar descrevendo aquele personagem de maneira rasa como lhe vem primeiro à mente. Depois acrescente características opostas àquelas. Vá complementando a ficha de seu personagem de maneira mais ou menos equilibrada. Lembre-se: até os vilões possuem características humanas e até os heróis possuem defeitos.

Agora que você já conhece seus personagens, dê vida à eles. Crie uma história e faça-os viver através de seus leitores.

Boa escrita!

Um comentário em “Criando personagens cativantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s