Os Profissionais do Livro: O Capista

Quem nunca comprou um livro pela capa que atire a primeira pedra. A verdade é que mesmo que sua escolha tenha sido baseada na sinopse, ou qualquer outro dado encontrado no livro, o que te chama a atenção num primeiro momento é a capa. Vamos conhecer um pouco dessa profissão que agrega tanto valor aos nossos queridos livros?

Foto por Suzy Hazelwood em Pexels.com

Quem desenha a capa é?

Designer de capa, ou capista, como é mais conhecido é o profissional responsável por criar a identidade visual do livro. Ele pode trabalhar diretamente com o autor, como nos casos de publicação independente, ou em editoras.

No caso dos capistas que trabalham em editoras, recebem do editor as diretrizes para a criação da capa. É responsabilidade do capista realizar pesquisas necessárias para conhecer o público alvo e estar atento às tendências do mercado editorial.

Capista é o ilustrador?

Não, são duas funções diferentes. Embora algumas capas possuam ilustrações, estas não são obrigatoriamente feitas pelo capista. Geralmente este profissional solicita à um ilustrador uma criação para ser inserida na capa.

Qual é o melhor estilo de capa?

A capa do livro deve estar totalmente relacionada ao seu conteúdo. Diferentes gêneros literários possuem diferentes públicos-alvo e, consequentemente, diferentes tendências de identidade visual. Além disso, o estilo das capas variam tanto quanto a moda. É preciso saber o que está em alta para tornar o produto vendável.

Como ser um capista?

Os capistas geralmente possuem formação em Design Gráfico, mas existem diversos cursos que ensinam o ofício, alguns voltados completamente à produção de capas de livros.

E então, qual livro você comprou exclusivamente pela capa?

3 comentários em “Os Profissionais do Livro: O Capista

  1. Post legal!! Sou capista, design editorial, parece que fiz tudo ou quase tudo errado na vida mas acabou dando certo, ou enfim to na luta para dar certo rsss.
    Sempre gostei de livros, queria fazer jornalismo, acabei fazendo letras, e num estagio que fazia como revisor de texto, recebi uma proposta pra trabalhar no setor de criação da empresa, e assim que “cai no design gráfico isso láaaaaaaaa em 2004, fui estudando aprendendo coisas fazendo cursos até meter as caras em 2009 mais ou menos e começar a fazer capas, entre outras coisas é o que faço ate hoje, trabalhando home office atendo autores independentes e editoras de todo o país.
    Como leitor maluco por livros dá até pra arriscar dizer que é um sonho realizado.
    Obrigado por divulgar a profissão!!!

    Curtir

    1. Muito obrigada, Ygor! Deve ser gratificante ver seu trabalho nos livros publicados. Você é o responsável por chamar o leitor para aquela obra, e isso deve ser incrível! Parabéns pela profissão 👏🏼 De uma maluca por livros para outro 😁

      Curtido por 1 pessoa

      1. Poxa é muito, as vezes vc ganha o livro e algum comentário do autor, ver o livro na livraria abrir e ver seu nome ali na pagina dos créditos pooootz demais!!! Eu gosto muito do meu trabalho posso dizer.

        Malucos cheiradores de livros rsssss!!!!!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s