O que faz um livro ser considerado bom?

Dias atrás me deparei com uma discussão sobre a qualidade de um livro clássico entre duas pessoas que produzem conteúdo literário. Uma defendia a ideia de que livros clássicos foram previamente aprovados pela crítica, logo poderia ser considerado um bom livro. A outra dizia que nenhuma crítica é unânime e o que verdadeiramente conta é o gosto do leitor.

Antes de mais nada vou deixar claro que concordo com a segunda pessoa que citei acima. Não há como dizer que o livro é bom apenas por estar na lista dos clássicos autores consagrados. No entanto, existem algumas características em comum que todo bom livro tem.

O que é um bom livro?

Deixemos agora de lado as questões inerentes ao gosto pessoal. Aqui não discutiremos estilo, gênero, ou algo do tipo. Mas, me responda: O que te faz ler um livro? Você pode até se encantar pela capa e achar a sinopse promissora, mas o que te faz continuar lendo esse livro?

Os principais pontos que classificam um livro como bom:

  • História: Independente de ser do seu gênero favorito, acredito que as chances de considerar bom um livro com uma história ruim sejam bem baixas. Uma história envolvente e bem construída são essenciais para que o leitor siga com a leitura.
  • Personagens: Nós não precisamos gostar dos personagens (afinal, existem vilões que odiamos), mas eles precisam ser convincentes. A criação de personagens tridimensionais é um dos pontos principais que compõem uma boa obra de ficção. Eu já falei sobre a criação de personagens cativantes aqui.
  • Diálogos: Os diálogos são responsáveis por apresentar as características dos personagens sem a interferência do narrador. Eles ajudam na criação da personalidade, mostrando como interagem entre si e se comportam. Porém não há nada pior do que ler um livro com diálogos que parecem artificiais, logo, a criação de diálogos que fluam naturalmente é um dos pontos que caracterizam uma boa leitura.
  • Coerência: Você está lá lendo quando de repente uma parte do texto se contradiz, a história não bate, os pontos não fecham. Este é um problema de coerência no texto. A coerência é a lógica que liga a história de maneira que esta tenha um sentido no final.

De maneira geral, tudo o que foi citado contribui para a criação de um bom livro. Mas quem vai dizer isso é sempre o leitor.

E para você, o que é um bom livro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s