Os Profissionais do Livro: O Diagramador

Dando continuidade a nossa conversa sobre os profissionais do livro, hoje falaremos sobre o diagramador. Você sabe o que faz um diagramador?

Responsável por fazer a diagramação de livros, revistas e anúncios, o diagramador organiza os elementos gráficos como texto, imagens, gráficos, etc. Ele faz o planejamento e desenvolvimento desses elementos e os dispõem da melhor maneira de acordo com a estratégia utilizada naquele material.

Sabe aquele livro que você adora, com uma fonte bonita de um tamanho bom, bons espaços de descanso para os olhos durante a leitura, detalhes no início dos capítulos, cujo conjunto torna a leitura ainda mais agradável? Essas são algumas das características do trabalho do diagramador.

Geralmente a diagramação é realizada antes da revisão final, pois o revisor também deve se atentar a esses detalhes verificando se nada passou despercebido, se a diagramação não causou alterações negativas no texto (linhas viúvas, órfãs, forcas, etc.).

Quais conhecimentos o diagramador deve possuir?

Como toda área, estudar é essencial. Além dos cursos de design, desenho industrial e comunicação, é essencial que o diagramador possua conhecimento sobre as ferramentas essenciais, como Adobe PhotoshopInDesignCorelDraw.

Existem diversos cursos online que ensinam a utilizar essas ferramentas, e também opções presenciais e EAD dos cursos de design, comunicação visual e desenho industrial.

Devo contratar um diagramador para o meu livro?

Você é escritor e ainda está pensando se deve contratar um diagramador para o seu livro? Se eu puder ser bem sincera e já sendo, primeiro você deve se perguntar se deseja um acabamento profissional à obra que dedicou tanto do seu tempo. Deve se perguntar se está se apresentando ao mercado como escritor profissional, e se deseja o mesmo nível de qualidade das grandes editoras para o seu livro. Então se você tiver a oportunidade, indico que procure um diagramador. E tenha em mente que a carreira de escritor, como todas as outras, requer investimento. Se você quer se destacar, deve ser o primeiro a valorizar sua obra.

Não esqueça de conferir os últimos posts sobre os profissionais do livro para conhecer um pouco mais sobre as etapas que os livros passam antes da publicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s