Resenha: Sombra e Ossos

Com o lançamento da adaptação do Grishaverso pela Netflix se aproximando, resolvi ler Sombra e Ossos, o primeiro livro deste universo fantástico criado por Leigh Bardugo. Confira a resenha.

Sinopse:

Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Narrado em primeira pessoa por Alina, Sombras e Ossos nos apresenta um universo sombrio e repleto de magia. Criada em um orfanato, ela cresce ao lado de Maly, e acaba desenvolvendo sentimentos por ele e uma relação de dependência e apego compreensível, devido à solidão do lugar em que cresceram e a falta de afeto. No entanto, o rapaz parece completamente alheio aos sentimentos de Alina, e ela prefere mantê-los dessa forma.

“O pensamento me encheu de tristeza. Tristeza pelos sonhos que compartilhávamos, pelo amor que sentíamos, pela menina esperançosa que eu jamais seria novamente.”

Durante uma situação de perigo, ela descobre dons que mudarão suas vidas completamente, separando os dois. Alina é então apresentada a um universo do qual jamais sonhou fazer parte, e sente uma profunda necessidade de se encaixar e atender as expectativas de todos. 

A história se desenvolve ao redor dos dons recém descobertos da garota e da importância que terão na história de Ravka, ao mesmo tempo em que Alina tenta se desprender de amarras que ela mesma criou e lidar com sentimentos inesperados.

Leigh Bardugo utilizou como inspiração a Rússia do século XIX para criação deste universo fantástico, baseando-se na autocracia czarista e, de acordo com a própria escritora, sobrepondo o estilo Steampunk ao criar as características da magia, ciência e tecnologias descritas na obra.

Um universo rico e muito criativo que, no entanto, abriga personagens pouco explorados e com personalidades um tanto quanto limitadas. Há muito pouco desenvolvimento dos personagens principais, não sei se por se tratar de uma trilogia relativamente curta e este ser apenas o primeiro livro, mas vemos pouca evolução destes. Os dois personagens mais bem construídos deste volume são Darkling e Genya, que mostram personalidades complexas e com muito a ser explorado. Alina é insegura e irritante na maior parte do tempo, Maly não é nem um pouco carismático, e os outros nem valem ser mencionados. Espero realmente que isso mude nos próximos volumes.

Como eu disse, a fantasia é maravilhosamente bem construída, o que já vale a leitura, além do que, tenho esperanças de que os personagens sejam melhor explorados nos volumes seguintes da trilogia.

Além desta trilogia, o Grishaverso possui a duologia Six of Crows, um spin-off que acompanha a história de outros personagens e é conhecida por abordar temas de extrema relevância à atualidade.

Sobre a autora:

Leigh Bardugo é autora best-seller do The New York Times de romances e contos de fantasia, mundialmente famosa por sua série Grisha. Ela nasceu em Jerusalém, cresceu na Califórnia e se formou na Universidade de Yale. Atualmente vive e escreve em Los Angeles.

Ficha de leitura:

Livro: Sombra e Ossos

Aurora: Leigh Bardugo

Editora: Planeta

Páginas: 285

Nota: 4/5⭐

Comprar: Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s