Resenha: A Rainha do Nada

Semana passada publiquei as resenhas de O Príncipe Cruel e de O Rei Perverso, os dois primeiros livros da trilogia O Povo do Ar, e hoje trago a resenha de A Rainha do Nada, obra que encerra a história e salva a trilogia.

Inevitavelmente os trechos a seguir contém spoilers dos dois primeiros livros.

Sinopse:

Jude aprendeu a lição mais difícil de sua vida quando abdicou do controle do Rei Cardan em troca de um poder imensurável. Agora, ela carrega o outrora impensável título de Grande Rainha de Elfhame, mas as condições estão longe de ser ideais. Exilada pelo Rei Cardan no mundo mortal, Jude se sente impotente e frustrada enquanto planeja reivindicar tudo que Cardan tomou dela. A oportunidade surge com sua irmã gêmea, cuja vida está em perigo. Para salvá-la de uma situação tenebrosa envolvendo Locke, Jude decide voltar ao Reino das Fadas se passando por Taryn. Antes disso, porém, ela precisa confrontar os próprios sentimentos contraditórios pelo rei que a traiu. No entanto, ao voltar a Elfhame, Jude constata que tudo mudou. A guerra está prestes a eclodir, e ela caminha próximo a seus inimigos. Será que Jude vai ser capaz de resgatar a Coroa e o amor incondicional de Cardan, ao mesmo tempo que destrói os planos de seus inimigos? Ou será que tudo está perdido para sempre?

Se você acompanhou as resenhas anteriores, sabe bem o que achei sobre os personagens principais e o protagonismo exagerado de Jude Duarte. Temos o mesmo exagero em A Rainha do Nada? Sim! Mas temos também uma nítida evolução (finalmente!) da personagem e suas relações com as pessoas que a cercam, principalmente Cardan.

Enquanto Jude lida com seus conflitos internos, os perigos de Elfhame tomam outras proporções. Mesmo não sendo capazes de mentir, não é pequena a tendência que as fadas têm de trair e fazer jogos de palavras de maneira a contornar a verdade. Assim, novas batalhas são travadas e profecias se revelam mais reais do que se imaginava. Jude terá que aprender a confiar, principalmente em si mesma, e escolher muito bem suas batalhas. 

“Eu me sinto como uma constelação de ferimentos, unida por linha e teimosia.”

Agora analisando a personalidade de Jude, talvez por crescer em um ambiente hostil em meio a tantos meios de não dizer a verdade, e ser criada pelo assassino de seus pais e desenvolver por ele algum tipo de afeto, ela tem enormes dificuldades em aceitar seus próprios sentimentos e em confiar nas pessoas. Se, por um lado, isso a salvou em algumas ocasiões, a colocou em problemas de iguais proporções em tantas outras. O importante a se dizer aqui é que a evolução da personagem, que senti falta nos volumes anteriores, se fez presente no fechamento do ciclo dessa história.

“Passei a maior parte da vida protegendo meu coração. Protegi tão bem que me comportava como se não tivesse um. Mesmo agora, é uma coisa mequetrefe, comida de traças e escabrosa. Mas é seu.”

Quando analisada em conjunto, a trilogia se revela como uma leitura muito fluida e com ritmo cada vez mais acelerado. Holly Black sabe mesmo trabalhar a fantasia do universo das fadas e prender o leitor em sua narrativa envolvente e instigante, que é maravilhosamente finalizada com A Rainha do Nada.

Se você gostou da trilogia, fique sabendo que o volume que conta a história de Cardan Greenbriar está em pré-venda em uma edição lindíssima. Confira na Amazon “Como o Rei de Elfhame aprendeu a odiar histórias” (com brindes exclusivos da pré-venda).

Sobre a autora:

Holly Black é cocriadora das Crônicas de Spiderwick e ganhou um Newberry Honor pelo romance Boneca de ossos. Consagrada autora de livros de fantasia para jovens, Holly também criou, com a amiga Cassandra Clare, a série literária Magisterium. Ela vive na Nova Inglaterra com o marido e o filho, numa casa com uma porta secreta. 

Ficha de leitura:

Livro: A Rainha do Nada

Autora: Holly Black

Editora: Galera Record

Páginas: 293

Nota: 4/5⭐

Comprar: Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s