Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean

Toda história tem um fim, e é aqui que nos despedimos da doce Lara Jean. Rimou, mas juro que foi sem querer. A resenha de hoje encerra a trilogia Para todos os garotos que já amei, da escritora Jenny Han.

Spoilers dos dois primeiros volumes da trilogia são inevitáveis aqui.

Sinopse:

A vida de Lara Jean não podia estar melhor. Agora que chegou ao último ano do ensino médio, ela tem muito o que planejar: a visita da turma a Nova York, o baile de formatura e a tradicional viagem para a praia no dia seguinte — issosem contar o casamento do pai com a sra. Rothschild. Mas não podemos esquecer o mais importante: o que Lara mais quer é ir para a universidade dos seus sonhos com Peter, a menos de uma hora de casa, para poder visitar a família nos fins de semana e assar cookies com gotas de chocolate perfeitos. Tudo está indo às mil maravilhas. Pelo menos é o que Lara Jean imagina… até receber uma notícia inesperada. 

O último ano do ensino médio costuma ser decisivo. É um grande marco de transição, o momento de primeiras e últimas vezes. Quando se está no último ano da escola, você precisa ter decidido a faculdade que vai cursar, para onde vai depois que tudo isso acabar e você estiver oficialmente formado no ensino médio. Esse último ano é marcado pelas provas de admissão das universidades, que gera grande estresse na maioria dos jovens. Toda essa pressão ao dar um passo em direção ao seu futuro, um passo rumo à vida de adulto, por assim dizer, pode ser agravada se outras questões pesam na sua decisão. E assim é para Lara Jean.

Lara Jean tem um plano. Ela vai entrar na universidade próxima à sua casa, que é a mesma que Peter frequentará, e assim poderá ficar perto de sua família e do namorado. Ela ainda não recebeu a resposta da universidade, mas não tem problema, ela está concentrada fazendo fornadas e mais fornadas de cookies em busca da receita perfeita. Além disso, tem um casamento para planejar, e, mesmo que seja uma cerimônia simples, ela precisa cuidar dos detalhes. Então, se pensar bem, nem tem tempo para se preocupar com a entrada na universidade. Será?

“Nunca mais vamos ser as mesmas pessoas que somos hoje.”

Acontece que a vida nem sempre respeita os planos. Ou as coisas que pensávamos ter certeza não estão assim tão claras. Algumas coisas não devem ser decididas pela emoção, mas como agir quando você é como Lara Jean, uma garota que se deixa guiar pelo coração?

“Você não pode protegê-lo de se magoar, querida, não importa o que faça. Ser vulnerável, deixar pessoas se aproximarem, se magoar… tudo isso é parte de estar apaixonado.”

O terceiro livro da trilogia, Agora e Para Sempre, Lara Jean, mostra o amadurecimento da personagem em meio a este cenário de dúvidas e mudanças. Ele explora todos os detalhes de seus relacionamentos e o encerramento de ciclos. E, de maneira satisfatória, nos despedimos de Lara Jean, apenas desejando sorte em suas escolhas.

“Stormy me ensinou que o amor é fazer escolhas corajosas todos os dias.”

Foi uma leitura um tanto mais cansativa que as demais, na minha opinião. Demorou para desenrolar a história, para as coisas de fato acontecerem e para Lara Jean tomar alguma atitude. Deu a impressão de que a autora tentou segurar a personagem o máximo de tempo possível, e eu acho que o segundo e o terceiro poderiam ser apenas um livro.

Concluindo, a trilogia é fofa. É uma leitura para tardes preguiçosas, sem grandes reflexões, mas ainda assim envolvente. Personagens cativantes, primeiros amores (e segundos também), e uma boa dose de risadas estão presentes do começo ao fim. 

Sobre a autora:

Jenny Han nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receitas. Sua série de TV preferida é Buffy – a caça-vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.

Ficha de leitura:

Livro: Agora e Para Sempre, Lara Jean

Autora: Jenny Han

Editora: Intrínseca

Páginas: 304

Nota: 4/5⭐

Comprar: Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s