Resenha: A Troca – Beth O’Leary

No ano passado eu tive o prazer de conhecer a escrita de Beth O’Leary em Teto para Dois, e, recentemente, participei de uma Leitura Coletiva de A Troca, e posso dizer que já quero ler até a lista de supermercado dessa mulher.

Sinopse:

Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra. Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução.

Beth O’Leary nos conta a história através dos olhos de Leena e Eileen, alternadamente. Ao acompanhar avó e neta, e sua convivência com amigos e familiares, logo nos apegamos a cada um dos personagens e suas histórias. 

❛É assim que acontece com as velhas amigas. Nos entendemos até quando não há palavras suficientes para tudo o que deve ser dito.❜❜

Eileen é simplesmente encantadora, e me conquistou muito mais que a neta. Durante a leitura, me vi ansiosa pelos capítulos da avó, e para saber qual seria seu projeto do dia. No entanto, Leena é uma personagem um pouco menos envolvente, e senti que grande parte do que ocorria ao seu redor era forçado e carregado de clichês, e é devido a isso que a leitura não ganha 5 estrelas na minha avaliação.

Os personagens secundários também roubam a cena em diversas ocasiões, e é maravilhoso conhecer um pouco mais de cada um deles durante a narrativa.

“Não temos boas expressões para falar sobre a morte… são todas pequenas demais.”

Contudo, o livro não para por aí. Questões familiares, recomeços, luto e relacionamentos são alguns dos temas abordados, e, assim como em Teto para Dois, Beth O’Leary consegue fazer isso de uma forma leve, porém assertiva. É uma leitura leve, divertida, mas com partes emocionantes que podem levar os mais sensíveis às lágrimas (sim, eu mesma haha). Recomendo, assim como Teto para Dois.

O livro foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca e saiu primeiro pelo clube Intrínsecos.

Sobre a autora:

BETH O’LEARY é autora best-seller e já teve seus títulos traduzidos para mais de 30 idiomas. Seu romance de estreia, Teto para dois, foi escrito durante as viagens de trem para o trabalho. Atualmente ela vive no condado de Hampshire, na Inglaterra, e escreve em tempo integral.

Ficha de leitura:

Livro: A Troca

Autora: Beth O’Leary

Editora: Intrínseca

Páginas: 352

Nota: 4/5⭐

Comprar: Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s